dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Soja    
Manejo correto de inseticida evita custo excessivo
Identificação de espécie da praga e realização de amostragens são métodos indicados para combate na sojicultura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
01/04/2015

Percevejos e lagartas são algumas das preocupações que afligem o produtor de soja. Elas são as principais pragas do período reprodutivo e podem causar danos irreparáveis caso não sejam combatidas adequadamente. Uma das medidas que costuma ser tomada é a aplicação do inseticida junto com o fungicida, mesmo quando não necessária, na esperança de uma possível prevenção. Nesse caso, além de o controle se tornar ineficiente, o produtor ainda aumenta seu custo de produção. Portanto, para realizar o controle adequado dessas pragas, nada melhor que a informação. Para isso, a identificação da espécie, assim como a realização de amostragens pode trazer bons resultados sem investimentos desnecessários.

— Estamos no período reprodutivo da soja. As principais pragas que ocorrem nesse período estão dentro do complexo de percevejos que atacam a vagem. Entre eles, a espécie predominante é o percevejo marrom. Além deles, que atacam sugando diretamente a semente, existem ainda algumas lagartas, principalmente as lagartas mede-palmo e as lagartas das vagens — conta Adeney Bueno, pesquisador da Embrapa Soja.

No período reprodutivo, especificamente, surge mais uma dificuldade: o molhamento. Como diz o pesquisador, fica mais difícil fazer um bom molhamento da planta na hora da aplicação de inseticidas, já que está bem fechada e com porte desenvolvido nessa etapa.
 
— É importante dizer que é de suma importância que o controle de pragas na soja seja feito no momento correto para obter sucesso, tanto no caso de percevejos quanto lagartas. Infelizmente, isso muitas vezes não é feito. Isso porque, no período reprodutivo, o produtor costuma fazer aplicações de fungicidas para o controle de doenças da soja — conta o entrevistado.

Para ele, muitas vezes o agricultor aproveita essa operação agrícola e adiciona o inseticida para controle dessas pragas, na maior parte dos casos, pensando em prevenir que elas ocorram. No entanto, aplicar inseticida quando a população ainda é baixa não traz bons resultados. Então, é importante que o produtor faça um monitoramento para obter um diagnóstico e, a partir daí, tomar a decisão sobre qual inseticida aplicar e em que dose aplicar.

— Ao fazer a amostragem no caso do percevejo, ele deve controlar se a população for de dois percevejos ou mais por metro.  Já no caso da lagarta, a planta da soja tolera 30% de perda de área foliar no período vegetativo e 15% no período reprodutivo. Portanto, não há porque aplicar inseticidas em casos de desfolhas menores — orienta.

Bueno acrescenta que outro fator importante é a identificação da espécie da praga. Isso porque as ações recomendadas para cada tipo de praga são diferentes. Além disso, a dose do inseticida também varia de uma praga para outra.

— O controle inadequado, como o uso do inseticida na carona do fungicida sem a avaliação da quantidade de pragas, faz com que o produtor tenha que aplicar mais vezes. Apesar disso, há uma menor eficiência no manejo de pragas, o que aumenta o custo de produção — garante o pesquisador.
 
Além disso, devemos ressaltar ainda o fato da responsabilidade em relação à preservação ambiental.  Quanto mais se usa o inseticida, mais riscos são oferecidos ao meio ambiente, como acrescenta o entrevistado.

— Esse ano, especificamente, tem tido menor incidência de chuvas e temperaturas mais altas. Essas são condições climáticas propícias para o aumento de pragas. Portanto, o produtor deve ficar mais atento. Nesse caso, o método de amostragem mais indicado e mais confiável é o pano de batida — conclui ele.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Soja através do número (43) 3371-6000.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 19/01/2012

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
EberAntonioPaganotto
19/01/2012 16:02:50
mto boa a matÚria sobre pragas. realmnete, produtor faz 5 aplicaþ§es de inseticidas 3 aplicaþ§es seriam suficiente. profissionalizar o produtor quanto ao uso pano de batida, Ú o caminho.

rogerio martins da silva
20/01/2012 22:28:02
na minha opiniao o percevejo Ú a principal praga da cultura da soja tem que ser controlado desde a desecaþao com mais duas aplicaþoes no ciclo da soja

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada